Pesquisar este blog

Translate This Post

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

57,6 mil escolas urbanas conectadas em banda larga gratuita.



As empresas de telefonia fixa fecharam 2010 com 57,6 mil escolas urbanas conectadas em banda larga gratuita. Este número representa o cumprimento de mais de 100% do compromisso inicial assumido pelas empresas de levar a conexão à Internet em alta velocidade a 56,8 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio. O Programa Banda Larga nas Escolas, uma parceria entre concessionárias de telefonia fixa e o governo federal, foi um compromisso assumido pelas prestadoras por ocasião da troca de metas contratuais de universalização dos serviços. Veja, a seguir, o texto enviado à imprensa sobre o tema.

“Estudantes de mais de 57 mil escolas públicas já têm banda larga gratuita das concessionárias de telefonia
Prestadoras ultrapassam meta de conexão do Programa Banda Larga nas Escolas em um dos maiores projetos mundiais de inclusão digital para a educação.
Brasília, 28 – As concessionárias de telefonia fixa fecharam o ano de 2010 com 57,6 mil escolas urbanas conectadas em banda larga gratuita. Esse número representa o cumprimento de mais de 100% do compromisso inicial assumido pelas empresas de levar a conexão à internet em alta velocidade a 56,8 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio.
Lançado em abril de 2008, o Programa Banda Larga nas Escolas, uma parceria entre concessionárias de telefonia fixa e o governo federal, foi um compromisso assumido pelas prestadoras por ocasião da troca de metas contratuais de universalização dos serviços. As metas iniciais, que previam a instalação de Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) – com orelhões e computadores para acesso discado à internet -, foram trocadas pela obrigação de levar infraestrutura de redes em banda larga (backhaul) a todos os municípios brasileiros.
Pelo programa, as escolas urbanas terão 24 horas por dia de acesso gratuito em banda larga até 2025, quando vencem os atuais contratos de concessão da telefonia fixa. O compromisso também prevê o atendimento de novas instituições públicas de ensino, identificadas pelo censo escolar, que vierem a integrar as áreas urbanas dos municípios nos próximos 15 anos.
Aprendizagem – Segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), que representa as prestadoras, do total de escolas já conectadas, 35 mil (61%) são instituições municipais, 22 mil (38%) são estaduais e 557 (1%) federais. A maior concentração de escolas urbanas está no Estado de São Paulo (7.099), seguida de Minas Gerais (6.839) e Bahia (5.645).
As prestadoras privadas entendem que o uso, desde o início da vida escolar, de tecnologias de informação e comunicação, propiciadas pela utilização da internet em banda larga, desperta nas crianças e jovens a capacidade de aprendizagem e é essencial para a inserção da população brasileira no mercado de trabalho futuro. Segundo estimativas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que acompanha a execução do programa, o projeto tem beneficiado mais de 50 milhões de alunos, o que representa 86% dos estudantes brasileiros.

fonte: Assessoria/TELEBRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.