Pesquisar este blog

Translate This Post

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Os Tablets são uma ameaça para a TV como a conhecemos ?




A tela da TV está começando a entrar em uma batalha com Tablets para ser o centro das atenções.

Com o advento de Tablets e smartphones, os telespectadores estão começando a mudar a maneira como assistem TV, isso é o que diz um estudo divulgado pela AC Nielson, onde: 70% dos donos de Tablets e 68% dos proprietários de smartphones utilizam seus aparelhos enquanto assistiem televisão.

Apesar de prognósticos mostrarem que a adoção global de Tablets deve chegar a 48 milhões ainda esta ano. Uma pesquisa realizada pela consultoria Olswang mostra que a adoção de tablets ainda está em seus estágios iniciais, onde apenas 3% possuem um iPad e 2% possuem algum outro tipo de tablet. 

Tablets como o IPAD e Xoom Motorola estão se posicionando como um portal de mídia,
especialmente para TV e vídeo. E a estratégia parece estar funcionando; de acordo com um recente estudo no Reino Unido, os proprietários do iPhone são grandes consumidores de TV:87% assistem YouTube
74% assitem TV catch-up
52% assistem videos no ITunes 38% assistem TV ao vivo

E qual tem sido a resposta das operadoras a isso ? 
Existem três maneiras principais que as operadores de TV podem usar os dispositivos conectados a seu favor:
1. Oferecer TV por meio de dispositivos conectados
Muitas operadoras têm respondido à ameaça dos Tablets oferecendo conteudos sob demanda para esses dispositivos: BBC, HBO, BSkyB, e Hulu são apenas algumas das operadoras que têm lançado conteudos de vídeo-on-demand de TV ao vivo através de apps do iPad. 
Isso deve repercutir também na forma de se medir a audiencia de um canal, à medida que mais e mais expectadores começarem a assistir TV em seus aparelhos as empresas responsaveis por medir o “ IBOP” dos canais terão que descobrir como incluir índices de audiência também para esses dispositivos.


2. Personalizando a Experiencia de assistir TV
O que um monte de provedores parecem ter vislumbrado é a chance não só para oferecer conteúdo a qualquer hora, em qualquer lugar, mas também a chance de personalizar a experiência de ver TV. 
Se pensarmos que a experiencia de ver TV é um ato coletivo onde estão muitas pessoas ao redor de um aplarelho de TV. Em um Tablet essa experiencia se torna algo intimo e pessoal, e é essa quebra de paradigma que algumas operadoras tem utilizado como foco para oferecer conteudo diferenciado.Pela primeira vez as operadoras têm a oportunidade de oferecer o conteúdo certo para as pessoas certas no momento certo.
Muitos dos aplicativos Tablet TV têm dado alguns passos em direção a essa tentativa de personalização, embora nenhum tenha atingido plenamente o potencial das interfaces de TV que podem aprender e mudar de acordo com preferências dos usuarios.

3.Melhorar a experiência de TV na segunda tela
Em vez de colocar TV sobre o Tablet ou smartphone, uma outra abordagem é melhorar a
experiência de assistir a TV .
Atraves de softwares os Tablets podem conectar-se aos set top box ou Smart Tvs e dessa forma servir conteudos interativos relacionados a programação que o usuário esta assistindo.Por exemplo, um espectador pode estar assistindo ao American Idol na TV e pode receber em seu Tablet as colunas de fofocas mais recentes ou criar enquetes, para saber o que as pessoas estão dizendo sobre o programa no Facebook  ou no Twitter.

A revolução dos Tablets e smartphone, está mudando a maneira como as pessoas assistem TV, e isso ao contrario do que pode-se pensar não é uma forma de matar a experiência de ver TV. Muito ao contrário eu acredito que a segunda tela oferece novas maneiras de fazer a com que TV, seja cada vez mais, um veiculo de comunicação convincente e relevante como nenhum outro. 

Um comentário:

  1. Adorei a reportagem!!
    Muito interessante, comprei um tablet pela net e estou esperando chegar!!

    ResponderExcluir

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.