Pesquisar este blog

Translate This Post

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Globo e NHK farão a primeira transmissão terrestre ao vivo em 8K no Museu do Amanhã durante os Jogos Olímpicos Rio 2016


Comparativo mostrando a alta resolução da tecnologia 8K

A Rede Globo acaba de divulgar um comunicado de imprensa informando que quem estiver no Rio durante os Jogos Olímpicos poderá ter uma experiência inédita com a tecnologia que é considerada o futuro da TV.
A Globo, em parceria com a emissora japonesa NHK, que vem inovando com as imagens em ultra-alta definição (UHD), fará as primeiras transmissões ao vivo em 8K abertas ao público durante os Jogos Olímpicos 2016. Segundo especialistas, o 8K oferece o padrão mais avançado em qualidade de imagem perceptível ao olho humano, com uma resolução 16 vezes superior ao padrão conhecido como Full HD (1080p).
As sessões serão realizadas no Museu do Amanhã e incluem a transmissão das cerimônias de abertura e de encerramento, além de competições de diversas modalidades esportivas. As informações completas sobre a programação e a inscrição para as sessões estarão disponíveis no site do Museu do Amanhã.
“No Brasil ainda estamos consolidando a migração dos telespectadores para a TV digital em HD, mas a evolução tecnológica não para e, nós da Globo, já estamos estudando a próxima geração de tecnologias para a TV aberta. Essa demonstração reforça a importância da TV aberta e sua evolução para uma experiência mais imersiva com o UHD”, afirma Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Globo.
A tecnologia 8K é considerada a próxima fronteira da indústria audiovisual, que sucederá o 4K. A Globo vem investindo na produção de conteúdo em UHD desde 2012, quando produziu em 4K o filme ‘O Tempo e o Vento’. Desde então, a emissora ampliou o seu parque tecnológico e, atualmente, disponibiliza os títulos ‘Ligações Perigosas’ e ‘Dupla Identidade’, também em 4K, pelo Globo Play.
De olho nas inovações da indústria, a Globo iniciou suas primeiras experiências em 8K em 2013, com o Carnaval, e no ano seguinte com a demonstração de jogos ao vivo da Copa do Mundo da FIFA 2014, que foi implementada com transmissão por fibra ótica também em parceria com a NHK.
A ocasião nos jogos Rio 2016 será a primeira vez no mundo em que haverá uma transmissão terrestre ao vivo em 8K, viabilizada pela utilização racional do espectro eletromagnético – técnica considerada uma evolução do atual padrão do sistema de distribuição de sinal no Brasil.
Estive nas demonstrações de 8K na Globo em 2013 e a resolução é realmente impressionante. Em um dos vídeos, eram mostradas cenas de um desfile de Carnaval na Passarela do Samba, no Rio. Numa tomada bem aberta, aparecia a escola desfilando e uma geral da plateia. Olhando bem perto da tela, eu conseguia ver os menores detalhes do espectador lá na fila mais alta da arquibancada. Quase inacreditável!
Saiba mais sobre a tecnologia 8K, conhecida também como Super Hi-Vision, no site oficial da NHK em inglês: <http://www.nhk.or.jp/8k/index_e.html>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.