Pesquisar este blog

Translate This Post

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Conversor de TV Digital com GINGA , poderá ser usado como desconto na compra de novo televisor; afirma Kassab

Resultado de imagem para tv digital gingaResultado de imagem para tv digital ginga


De acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações,Gilberto Kassab, o Ginga, software brasileiro que permite interatividade, será usado como crédito na compra de aparelho de televisão novo:
Para você que não está muito por dentro da polêmica, o Ginga era uma grande promessa na expansão do sinal digital pelo país, porém, na prática, acabou não vingando e teve seu fim decretado. Para que a interatividade aconteça, é necessário que o usuário tenha conexão com a internet, ou então apenas se torna um mero receptor de informações. Em virtude disso, muitas famílias de baixa-renda, principalmente as beneficiárias do bolsa-família, acabavam não podendo usufruir dessa tecnologia.

Para contornar a situação, o governo brasileiro adquiriu cerca de 14 milhões de conversores, mas com a chegada da SmartTVs, por exemplo, o aparelho acabou se tornando obsoleto e travando uma batalha com as fabricantes, já que para se beneficiarem dos incentivos fiscais da Lei da Informática as mesmas são obrigadas a incluir o middleware de interatividade em 90% dos aparelhos de TV produzidos nacionalmente. 
O que levou a ELETROS a  pedir a desobrigação da instalação do middleware.( veja noticia aqui :http://tvdigitalbr2010.blogspot.com.br/2016/09/fabricantes-e-operadoras-pedem-fim-da.html) .
Pensando em uma solução, o governo apresentou essa contraproposta e ainda afirmou que isso não trará mais custos adicionais: 
É uma solução de custo zero para os envolvidos. São 12 milhões de beneficiários [do conversor]. Compramos 6 milhões de conversores, que recolhidos podem ser redistribuídos. O preço será aquele pago pela EAD”, revelou o ministro.

E você, o que acha de toda essa história? Aproveite e comente se conhece ou já viu alguém utilizando o Ginga? 


Um comentário:

  1. Bom dia Tom.
    Muito bom o vosso relato.
    Não existe uma visão completa sobre esta questão.
    Mas acredito que as SmartTVs, tem um histórico que permite concluir de não ser a melhor opção.
    Numa mesma empresa que fabrica uma determinada SmartTV, diversas versões de software, muitas incompatíveis entre si, devemos dizer que são tentativas sem sucesso.
    Estas fábricas estão tentando sem sucesso achar a solução.
    Muito foi investido por partes das fabricantes de TV e por isso essa ação, que devemos lembrar, sempre foi coloca desde o início da implantação da TV Digital.
    Não é só questão do Ginga, para essas fábricas de televisores não deveria existir um padrão como ISDB-TB que foi criado no Brasil.
    Lembrando que os profissionais no Brasil destas fabricantes de televisão participaram da formulação das ABNTs, o problema foram as matrizes na Ásia que viram de forma diferente e desde ai só boicotam.
    É a briga que observamos em todos esses anos.
    Essa frase resume bem:
    “O valor do televisor é percebido pelo número de conteúdos que ele tem. Hoje, o desafio está no software e não no hardware.”
    Sony, Carlos Goya - 2011
    Espero que possam ver novas informações e que isto ajude ao Brasil.
    []s

    ResponderExcluir

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.