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quinta-feira, 13 de julho de 2017

Convergência do Broadcasting Acelera Com Social Media!

A TV e o Social Media continuam a sua convergência, criando problemas e oportunidades tanto para as emissoras quanto para as operadoras de TV Paga.
A competição pelos espectadores está chegando não apenas nas plataformas grandes de mídia social , mas também em novos serviços on-line criados para interatividade de mídia social dentro da programação.
Ao mesmo tempo os operadores estão se voltando para as mídias sociais para medir o engajamento do público e sua visualização, bem como agendar e criar buzz. Há também uma crescente parceria entre criadores de conteúdo e empresas de radiodifusão ou plataformas de mídia social, que podem tornar-se pontos de venda alternativos para a programação online.
De fato, enquanto as grandes plataformas estão competindo com os operadores de TV por assinatura tradicionais. Os distribuidores estão transformando as tradicionais emissoras ou redes com seu conteúdo e tornando-se fontes adicionais de receita.
Esta tendência foi observada na recente Cúpula Mundial de TV em Londres, onde Colin Dixon, analista-chefe e fundador da nScreenMedia, observou como Facebook foi empurrado ao fornecimento de "video ao Vivo", e como New York Times ,a CNN, entre outros, alcançaram um aumento de 300% no uso de "Lives" nos primeiros cinco meses durante a operação de "social Media" em 2016.
O "Twitter" fez a sua estréia tambem no universo do conteudo ao vivo, comprando os direitos da NFL (National Football League) para transmitir 10 jogos nas noites de quinta. Embora não seja uma propriedade premium, ainda assim a rede contabilizou a entrega de 2,7 milhões de espectadores por jogo."
Facebook, entretanto, tem feito investimento agressivo em vídeo ao vivo com planos para transmitir nas sexta-feiras ao menos 20 jogos da Major League Baseball (MLB) durante a temporada regular deste concorrido ano de 2017.
Inicialmente , embora confinado para os EUA, esse acesso se estenderá além das audiências locais dos jogos.
Os jogos não são exclusivos para o Facebook, mas o foco será significativamente na integração com a plataforma de mídia social , para recriar a experiência do " estádio online". fazendo com que as transmissões esportivas ao vivo , evoluam para fazer os espectadores se sentirem ainda mais intimamente ligados com a ação em campo . 
Essa é a "deixa" para os operadores de TV A Cabo, que devem abraçar a experiência de plataformas sociais ,mesmo correndo os riscos de elevar seu churn. 
O risco para os operadores de não irem para plataformas sociais é muito maior do que o de fazê-lo", disse Dixon, durante o congresso.
Há também uma razão totalmente positiva, para abraçar a mídia social, que é poder aumentar o envolvimento e a visualização em plataformas tradicionais. Ela tem um forte valor promocional e também fornece ferramentas valiosas para se medir a audiência e principalmente o comportamento e desempenho do conteúdo. Clips do YouTube são agora usados para medir a popularidade do conteúdo, de modo que, por sua vez a TV Social Media está cada vez mais sendo levada a sério.
 Isso tem criado inclusive um outro fenomêno:
Antigamente os Broadcasters entravam com pedidos de retirada de tal conteúdo alocado indevidamente no YouTube. Mas recentemente, o numero desses pedidos quase desapareceu, ou seja, aparentemente os Broadcasters, não estão mais emitindo pedidos pois quando vêem seus conteúdos no You Tube, eles reconhecem o seu valor promocional, e direta ou indiretamente, serve para o crescimento da audiência do conteúdo na própria TV .
Na verdade, o poder da mídia social está no conhecimento das preferências e comportamentos dos seus usuários, que é muito maior do que os Broadcasters têm sido capazes de obter através de análises baseadas em dados ou pesquisas de amostragem,ou o chamado Ibope .
A mídia social, portanto, traz o alcance de melhores serviços voltados para famílias e indivíduos. Isto pode ser melhorado por meio do engajamento e da interação em torno do conteúdo, que vai fornecer insights e oportunidades para continuar a medir as preferências dos usuários de forma mais eficaz.
Também esta é uma oportunidade para novos serviços construídos a partir do zero , para a integração de mídia social com a TV ou outras plataformas ainda nem lançadas. 
Uma delas é o Sentab, uma plataforma OTT , que combina a interação de mídia social com a TV ao vivo em uma plataforma over-the-top (OTT). Ao mesmo tempo, que exibe um programa de Perguntas e Respostas, os desenvolvedores demonstraram como as emissoras podem obter diretamente da audiência o seu engajamento. Eles monitoram o número de tweets diretamente ligados ao show e incentivam os telespectadores a enviar suas próprias perguntas, para o painel, dessa forma, isto tem sido, de grande ajuda para aumentar tanto o engajamento do público ,quanto ajudam a animar o show com base na resposta da audiência.
Também tem o efeito colateral de "convercer" alguns espectadores mais velhos incentivando-os a usar as mídias sociais, para se envolver com seu programa predileto. Isto destaca uma oportunidade para emissoras que apreciam a importância de grupos demográficos mais velhos, que têm mais dinheiro para gastar ,porem estão menos inclinados a ser mexer enquanto assistem em seus smartphones.
Por fim, um outro aspecto dos meios de comunicação social, que novamente pode ser uma oportunidade , encontra-se no conteúdo gerado pelo usuário, especialmente no lado da captação de notícias. Por definição repórteres nem sempre ,podem estar ,em todos os locais ,onde a noticia esta . A quebra desse paradigma, pode estar nas plataformas de mídia social, que recebem muitos "furos jornalisticos" e estão cada vez mais onde a primeira filmagem , ou fotografia é capturada, geralmente por um smartphone ou web can.
Há grande potencial para emissoras em entrar e trabalhar com essas fontes para melhorar a qualidade e proporcionar alguma forma de moderação.
A TV VANGUARDA, do Interior de São Paulo, possui um aplicativo intitulado : Vanguarda Reporter, onde todo usuário é transformado em um potencial reporter da emissora ,e incentivado a mandar videos ou fotos de acontecimentos da cidade, contribuindo com isso para a produção do jornalismo local .
Com isso concluímos que , ao contrario do que pode julgar nossa van filosofia, as midias sociais não estão matando a TV e sim transformando-a em algo mais próximo do usuário que ja percebeu que não há escolha a não ser ficar engajado !
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