Pesquisar este blog

Translate This Post

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Loudness e sua normatização -Parte 1

Sabe quando você muda de canal de um programa para outro e o som da TV parece que vai explodir?
Essa diferença entre a intensidade de áudio entre uma emissora e outra ,tem sido objeto de debate entre especialistas por muitos anos.
A industria de Radiodifusão reconhece a necessidade em se adotar uma norma comum para a medida
do que é chamado tecnicamente de : Medida de Loudness. Tanto que o ATSC nos Estados Unidos e a UER na Europa estão atualmente trabalhando em projetos que irão definir uma norma adequada para ajudar a todas as emissoras a seguir um único padrão.
Já houve uma tentativa no passado assinada pela UIT-R (União Internacional de Telecomunicações de Radiocomunicação),que publicou em Julho de 2006 um novo algoritmo para estimar os níveis de volume dos programas em transmissão digital. ( Conhecido como : ITU-R BS1770 – Algoritmos de Medida de Audio Loudness e True-Audio Peak Level). E os novos trabalhos deverão produzir uma melhora desse algoritmo.
Atualmente, existem duas principais formas de distinguir Loudness :
As sensoriais e as perceptivas.
Loudness Sensorial está diretamente relacionada á atividade neural humana. É possível que seguindo este modelo possamos construir um medidor de intensidade sensorial. Em contraste a isso, existe a intensidade perceptiva que esta relacionada a forma como o ouvinte esta interessado no som. Obviamente, isso não é algo que se possa modelar, pois é uma resposta aprendida que varia de acordo com o envolvimento pessoal do ouvinte. Como as pessoas são diferentes na forma de usar seus sentidos,existem enormes variações nas informações necessárias para formar a percepção da realidade. E isso pode ser usado no futuro,pelos técnicos de som, para produzir digamos, “efeitos sonoros” mais interessantes do que outros.
A norma BS 1770, descreve um comprovado método de medição de áudio para obter resultados relacionados a medida de Loudness. Dessa forma a produção e a indústria de Broadcast começou a adotar controles de intensidade e terão alguns desafios importantes para enfrentar.
Falaremos mais sobre esses desafios em um próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.