Pesquisar este blog

Translate This Post

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Governo Federal lança plano de metas para migração total para IPv6 até 2018


O governo federal anunciou que pretende fazer a total migração dos sistemas da administração pública para o protocolo de endereçamento na internet IPv6. O plano foi dividido em oito etapas que devem ter início em março do próximo ano – quando será realizada a primeira conexão à internet usando IPv6 ativa – para que até setembro de 2018 a migração esteja completa, prevendo metas semestrais para a mudança.
O estudo inicial sobre a mudança foi feito pela Secretaria de Logística e TI do Ministério do Planejamento com 55 órgãos do governo, entre ministérios, agências reguladoras, institutos e fundações, onde foi possível identificar que existem avanços na parte de infraestrutura, mas ainda há um déficit de capacitação, segundo o Convergência Digital.
“Mesmo tendo estruturas físicas e lógicas internamente preparadas em suas redes locais e aplicações, bem poucos órgãos possuem qualquer tipo de implementação do protocolo IPv6. O conhecimento e a qualificação dos profissionais para tratar com o protocolo são incipientes. Quase 90% dos órgãos participantes indicaram não possuir ações concretas”, diagnosticou o relatório final da Secretaria. 
Devido a este problema identificado, a primeira fase do acordo consiste em cooperação técnica com a NIC.br. Até o final de 2014 serão treinadas quatro turmas, com um total de 160 servidores que posteriormente irão atuar como multiplicadores dos conhecimentos em outras áreas da administração federal. O objetivo é que se alcance níveis elevados de conhecimento técnico sobre o tema, garantindo a “tranquilidade dos gestores em TI em implementar as metas propostas”.
Mesmo com uma boa infraestrutura, também há mudanças previstas nesta área como: adequação de equipamentos de borda, switches, roteadores e firewalls. A área de estrutura lógica também ganha atenção com complementos em aplicações, servidores, e ferramentas de gerência e monitoramento da rede, além de mudanças em contratos com provedores de internet atuais.
Estes contratos poderão ser realizados por meio de contratações de links, ou mesmo adequados a partir de contratos já em vigor. Algumas estatais também vão fazer parte do plano, como Serpro, Telebras e Dataprev, que deverão ter uma participação mais ativa no projeto durante as três fases iniciais. 
Segundo a Secretaria, “mesmo com o percentual reduzido de implementação em IPv6, mais de um terço dos órgãos já tem previsto em suas contratações do serviço de link de acesso à Internet corporativa a entrega de endereços IPv6 válidos”. 
"O objetivo do plano é iniciar com sítios e provedores", afirma Loreni Foresti, secretária de logística e TI. Segunda ela, será possível que todos os órgãos do governo façam as mudanças necessárias sem problemas graças ao plano estratégico desenvolvido. 
Servidores podem oferecer sugestões ao projeto até o dia 15 de outubro


Matéria completa: http://corporate.canaltech.com.br/noticia/governo-telecom/Governo-Federal-lanca-plano-de-metas-para-migracao-total-para-IPv6-ate-2018/#ixzz3FVbJlBEd 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.