Pesquisar este blog

Translate This Post

sábado, 14 de março de 2015

Segunda Tela : Twitter Testa TV Timelines.

O Twitter sempre demonstrou que está de olho no movimento crescente do uso da segunda tela e na forma como os usuários usam a rede de microblog para comentar assuntos relacionados ao universo da televisão.
Com o advento das redes sociais, nossa forma de assistir TV não é mais a mesma – principalmente se pensarmos em conteúdos exibidos ao vivo. As conversas que costumávamos ter na sala de estar com a família ou amigos enquanto assistíamos a algum programa de nosso interesse agora foi transferida para as telas dos tablets, smartphones e computadores. E o Twitter é o campeão no quesito envolvimento, reação e discussão.
Um estudo recente da Nielsen apontou que 15% dos telespectadores gostam mais do conteúdo televisivo quando as mídias sociais estão envolvidas. Ainda de acordo com a pesquisa, pessoas com mais de 18 anos assistem a mais de cinco horas de TV por dia. Esses números mostram o quanto essas duas mídias estão presentes na vida das pessoas, e como elas convergem cada vez mais.
Ainda existe bastante resistência do mercado quanto a assumir as redes sociais como protagonistas da experiência de assistir à televisão, mas pesquisas já revelaram que essas mídias servem como um grande meio de engajamento dos usuários quando funcionando como uma segunda tela, de forma paralela ao que está sendo exibido na TV.
No caso do Twitter, as interações podem ser controladas por meio das famosas hashtags. Se você quiser ficar por dentro de tudo o que está rolando na cerimônia do Oscar, por exemplo, basta usar a #Oscar2015 em seus tweets e também buscar por outras mensagens que carreguem a mesma hashtag para visualizar uma enxurrada de tweets sobre o assunto. 
Usuários mais assíduos apelam para ferramentas como TweetDeck e Hootsuite para visualizar todos os tweets relacionados a determinada hashtag em uma única coluna, deixando-a separada de colunas como notificações e "Descobrir". A homepage tradicional do Twitter sempre foi pouco utilizada para esse fim, mas isso pode mudar com um novo recurso que a empresa pretender implantar: o Twitter TV.
Por enquanto, a novidade está limitada a uma quantidade restrita de usuários móveis, e a partir do dia 12 de março deve chegar uma nova atualização do app para iPhones. O site Mashable divulgou algumas imagens que mostram a incursão da rede de microblog na gestão de conversas por meio do Twitter TV Timelines.

Como funciona?

O conceito da nova ferramenta é bem simples: o Twitter percebe que o usuário está utilizando hashtags relacionadas a programas de TV, nomes de personagens de novela, ou até mesmo jargões utilizados em alguma série, e então uma caixa de diálogo salta na parte superior da tela do smartphone convidando-o a experimentar a nova TV Timelines. Caso ele aceite, uma nova interface irá aparecer.
Twitter TV Timeline
Imagem: Reprodução / Mashable
O TV Timelines pode ser pensado como uma espécie de TweetDeck, onde a interface é divida em três colunas (ou painéis) onde o usuário pode navegar entre "Destaques", "Mídia" e "Tudo". Essa divisão foi projetada para facilitar o controle sobre tweets relacionados a determinado assunto, mostrando os destaques e as fotos e vídeos relacionados a ele.
Fontes relacionadas ao Twitter disseram que não há anúncios no TV Timeline, pelo menos por enquanto. A rede de microblog ainda não comentou oficialmente o assunto, mas é óbvio que a empresa só tem a ganhar, vistos os números alcançados durante grandes eventos televisivos, como o Super Bowl e o debate dos candidatos à presidência no ano passado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.