Pesquisar este blog

Translate This Post

sábado, 18 de abril de 2015

TV DIGITAL NO BRASIL : MULTIPROGRAMAÇÃO


TV DIGITAL NO BRASIL | MULTIPROGRAMAÇÃO


Como funciona?
Vamos usar o caso do Brasil para explicar. No modelo de concessão aplicada no Brasil, ainda com o sistema analógico, ficou determinado que cada emissora teria uma determinada faixa do espectro (espaço) pelo qual o mesmo seria transmitido. No funcionamento pleno do modelo eram necessários 6 MHz para o envio analógico das informações (áudio, vídeo, closed captions). Pois bem, com o sistema digital o que se tem é um melhor aproveitamento desta faixa de 6MHz destinado as emissoras, onde agora utilizando um sistema Digital para compactação e transmissão das informações uma emissora pode, por exemplo, enviar (transmitir) um programa em Alta Resolução ou até 4 canais com definição padrão SD (resolução semelhante a que ocorre hoje na transmissão analógica). E é ai que a discussão começa!
Exemplo:
No caso da multiprogramação a Rede Globo poderia ao mesmo tempo transmitir uma capitulo de telenovela, uma partida de futebol e um telejornal. Tudo simultâneo, paralelo e atendendo diferentes públicos.
Porém:
Vamos analisar a situação da emissora tendo em vista o atual modelo de negócio. A emissora que hoje tem uma cota X de patrocínio para produzir e exibir uma programação teria basicamente, e no mínimo, o custo de sua produção multiplicado por 3, já que haveria a necessidade de se produzir conteúdo inédito para ambos os canais. A pergunta que fica é: A cota publicitária se multiplicaria por 3 considerando que o público que assiste televisão é o mesmo e agora está fragmentado entre os canais? Em uma rápida análise desta situação começamos a entender a preferência das emissoras comerciais pela utilização da Alta Definição de imagem e não da multiprogramação, uma vez que o HD traz um benefício direto ao público e a emissora.
O caso é que no Brasil está vetada a utilização da Multiprogramação. O exemplo citado acima pode ter gerado uma certa “pressão” das emissoras para que houvesse este veto, mas podemos também considerar aqui outras hipóteses:
– O Governo deve estabelecer antecipadamente uma forma correta para o uso desta multiprogramação, uma vez que o que temos visto hoje na TV Aberta é o arrendamento de grandes horários da programação para terceiros (igrejas, televendas, etc.). Isso não é bom para o público pois a ideia inicial deste recurso é elevar as opções de conteúdo, inclusive educativos, na TV aberta através de possíveis segmentações.
– Abre-se uma grande brecha para contestações do tipo: Se não há mais espectro para concessão de novas emissoras então por que não aproveitar a multiprogramação e liberar para que novos canais possam aproveitar este espaço vago?
Como disse no início do post, na minha avaliação a multiprogramação é uma das vantagens mais incríveis da TV Digital justamente pelo fato de poder expandir o conteúdo televisivo que chega há 97% da população brasileira. Acredito que isso poderia ser utilizado para a expansão da cultura, do conhecimento, dos valores nacionais, ferramentas do governo, etc. uma vez que sabe-se o poder de influência deste meio.
Multiplicar as opções de conteúdo faz com que as pessoas consumam mais conteúdo. 
O tema é bastante complexo e teríamos ainda muitas informações para postarmos como por exemplo o case da TV Cultura (SP) no uso da Multiprogramação, mas fica para um próximo momento.
https://novoset.wordpress.com/2015/03/31/serie-tv-digital-no-brasil-episodio-06-multiprogramacao/

3 comentários:

  1. Sugiro a leitura de minha dissertação para contribuir no debate.
    Título: A digitalização da televisão pública: um estudo do caso da multiprogramação na TV Cultura.
    Link: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/89464

    ResponderExcluir
  2. Sugiro a leitura de minha dissertação para contribuir no debate.
    Título: A digitalização da televisão pública: um estudo do caso da multiprogramação na TV Cultura.
    Link: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/89464

    ResponderExcluir

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.