Pesquisar este blog

Translate This Post

terça-feira, 7 de abril de 2015

O PAPEL DO GOVERNO NA TV DIGITAL


Ola,amigos!! 
Visando sempre trazer o melhor conteúdo para vocês que  acompanham esse Blog, recentemente fui procurado por um ótimo pesquisador, Rodrigo Angelotti,  que tem preparado uma séria sobre o desenvolvimento da TV Digital no Brasil . 
O resultado do trabalho dele, vocês podem comprovar numa série de post´s que farei durante esse més de Abril , que na verdade veio  em uma boa hora, enquanto estou fora
fazendo a cobertura da NAB 2015 que começa na proxima semana nos Estados Unidos.
Então com vocês segue o primeiro post  

SÉRIE – TV DIGITAL NO BRASIL |  – O PAPEL DO GOVERNO


O Governo tem grande relevância e influência em todo este processo de modernização do sistema de transmissão, uma vez que, com seu apoio, surgiu o projeto para a implantação da televisão digital no país. Passando rapidamente pela história, o governo participou ativamente na definição do Padrão Brasileiro, onde acompanhou a execução dos testes de desempenho dos padrões já existentes e da criação do modelo nacional. Teve também papel decisivo quando da institucionalização do sistema, regulamentando seu funcionamento e seus pilares sociais para benefício da população.
Vamos avançar na história para discutirmos o que efetivamente se tem hoje e o que esperar do governo em relação a TV Digital. Como já discutido no último post, acredito que a chance ímpar de se melhorar as questões relacionadas ao conteúdo e a experiência dos usuários (antes telespectadores) seja um ponto forte onde o governo pode se dar bem. O governo pode, e deve, utilizar as tecnologias criadas para criar e divulgar serviços públicos, utilizando a rapidez e amplitude a qual a TV atinge a população em um país de dimensões continentais como o Brasil.
Além dos aspectos sociais o governo, através da ANATEL, deve se atentar na fiscalização das normas estabelecidas para o funcionamento pleno do sistema, acompanhando desde os prazos para a implantação até a execução das políticas para incentivo a cultura nacional (que não é de hoje).
A EBC (Empresa Brasil de Comunicação) tem realizado um grande esforço no desenvolvimento de um ótimo projeto chamado Brasil 4D. Sobre este projeto comentei um pouco no episódio sobre Interatividade e que merece um post exclusivo ao projeto tamanho a iniciativa. Resumidamente se trata de um projeto no qual através do uso da interatividade o governo realiza ao mesmo tempo a Inclusão Digital e leva ao expectador (97% da população) serviços públicos através da tela, como por exemplo consultas ao FGTS ou auxílios governamentais, ou ainda o agendamento de consultas em postos de saúde de determinada comunidade. Ao final da série teremos um post para este assunto, mas você pode ir conferindo aqui algumas outras informações.
Tem alguma informação ou dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários !
fonte : Rodrigo Angelotti
https://novoset.wordpress.com/2015/04/02/serie-tv-digital-no-brasil-episodio-07-o-papel-do-governo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.