Pesquisar este blog

Translate This Post

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Quase 20% dos lares no país ainda não têm TV digital, diz IBGE

Casas ficariam sem programação televisiva, caso o desligamento do sinal analógico já tivesse ocorrido. 

Já o uso do computador para acesso à internet perdeu ainda mais espaço para o celular: mais de um quarto do total de internautas se conecta apenas pelo smartphone.

Um em cada cinco domicílios no país ainda não tem TV digital, mesmo com o início do processo de desligamento do sinal analógico. Na prática, treze milhões de residências poderiam ficar sem acesso à programação televisiva, caso a transmissão analógica fosse completamente desligada, segundo uma pesquisa do IBGE. Os dados são de 2015, os mais recentes obtidos pelo instituto. Estão nessa situação os lares que não têm sinal digital aberto, TV por assinatura nem antena parabólica, e representam 19,7% do total. A pesquisadora do IBGE Helena Monteiro explica que, embora ainda alta, a parcela da população dependente do sinal analógico vem caindo desde 2013.
'Em 2013, quando nós iniciamos a investigação desse indicador, ele era de 28.5%. Já ocorreu uma redução em 2014, quando ele foi de 23,1%, caindo, então, agora, 3,4 pontos percentuais, alcançando o patamar de 19,7%.'
O fim da TV analógica está previsto para 2018. Ainda segundo o IBGE, pela primeira vez, o número de televisores de tela fina superou os de tubo. Já a utilização do computador como meio de acesso à internet perdeu ainda mais espaço. O uso do telefone celular para se conectar superou o do computador nas regiões Sul e Sudeste. Em 2014, o fenômeno já havia acontecido nas outras regiões. Na Região Norte, por exemplo, em 96,7% dos domicílios, o celular está presente. Segundo a pesquisadora Helena Monteiro, o barateamento da tecnologia móvel e as dificuldades de expandir a infraestrutura da banda larga fixa nas regiões Norte e Nordeste explicam esse movimento.
'O acesso à internet móvel é mais barato do que a internet fixa, mas, também, além da questão do rendimento tem a questão da infraestrutura. A região Norte tem uma dificuldade maior de passar cabos e etc., para aumentar a proporção de domicílios fazendo uso da conexão de banda larga fixa.'
O celular é a única forma de acesso à internet para mais de um quarto do total de 102 milhões de usuários. Enquanto 27 milhões de pessoas usam apenas o smartphone, 11 milhões utilizam somente o computador para se conectar. 

fonte: http://cbn.globoradio.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.