Pesquisar este blog

Translate This Post

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O nascimento de um novo conceito: O Teleparticipante

Uma das principais caracteristicas da TV Digital Interativa é que as possibildades de interação com os quais os telespectador se depara, geram uma quebra do fluxo continuo da programação de TV. Essa quebra de fluxo continuo esta mais próxima da linguagem multimidia do que própriamente da forma de se ver TV, pois ela insere elementos de hipertexto,com links e associações. Isso muda substancialmente a forma como o telespectador esta acostumado a se relacionar com a TV,e gera nele a necessidade de “aprender” um nova forma de assistir TV.Com isso a TVDigital Interativa gera uma mudança cultural que vai muito alem da mudança tecnológica. Trazendo a tona, novos modos de pensar, agir e sentir para a experiencia de assistir TV. Neste sentido ao modificarmos a cultura do telespectador (em função também da nova linguagem de produção do conteudo audio visual), tambéms estaremos gerando mundanças na maneira de como as pessoas adquirem conhecimento e na forma como entendem o mundo a sua volta. Estaremos por fim, vendo o nascimento de um novo conceito. O conceito do Teleparticipante.
Até hoje o conceito de telespectador é o de um sujeito passivo diante da programação. Através dos recursos interativos, da possibilidade de personalização da grade de programação , de gerar conteúdo etc, nasce o Teleparticipante, que vem para quebrar o paradigma da grade de programação com horários pré-definidos ,esse Teleparticipante ,que é o usuário da TV Interativa; é o novo conceito de publico que passaremos a lidar.
E quem é o Teleparticipante. ?
O Teleparticipante, não é um heavy user em informatica,ou coisa do genero ele é o telespectador trazido para dentro da TVDigital ,convidado por interfaces graficas amigaveis e aplicativos minemonicos e auto-explicativos que abrem toda uma gama de facilidades ainda não experimentadas.
O Teleparticipante poderá manipular informações ao longo da exibição do programa( ou responder a estimulos do apresentador de um programa de auditório,ou enviar questões para um talk show).
As opções de interação aparecem na tela por meio de “icones”, que podem ser acionados pelos botões interativos do controle remoto. Os botões abrem as camadas interativas e permitem a navegação dentro dessas camadas. Dessa forma vemos que o controle remoto deve ser entendido como a extensão da interface entre o Teleparticipante e o sistema Interativo. O controle remoto é a porta de acesso para a interatividade, por isso alem de funcionalidades de controle remoto, deve-se pensar nas funcionalidades e usabilidade das teclas interativas, onde a navegação pelos menus e interfaces deve ser a mais simples possivel, aproveitanto ao maximo a familiaridade que o antigo telespectador tinha do aparelho de TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.