Segunda Tela é o nome ao qual as emissoras tem dado ao habito dos “telespectadores” de navegarem na Internet utilizando Tablets , smartphones ou até mesmo notebooks enquanto assistem televisão.
Uma recente pesquisa conduzida pela consultoria Nielsen e encomendada pela Cable & Telecommunications Association de Marketing (CTAM), apresentou importantes dados a respeito disso.
A pesquisa revela insights valiosos sobre como as pessoas estão usando aplicativos de vídeo, e como eles complementam seu comportamento de assistir tv. Os resultados são animadores, incluindo a descoberta de que os consumidores estão abertos para anúncios em aplicativos em troca de conteúdo grátis ou um menor
custo do serviço e mostran-se, ainda mais receptivos para anúncios em aplicativos para tablets,desde que os mesmos sejam grátis.
Segundo a pesquisa, cerca de 85 por cento dos usuários de tablets dizem que estão vendo a mesma quantia ou mais da programação da Tv desde que começaram a usar apps de vídeo. Na verdade, para muitos, tem aumentado o número de espectadores de TV . Quase metade, 46 por cento, dos usuários de apps de vídeo , dizem estar mais envolvidos com os programas ou redes associadas com as aplicações de vídeo depois de acessá-los. E 35 por cento dos entrevistados para o relatório, dizem que usam seus dispositivos para visitar o website enquanto estão navegando com seus tablets ou dispositivos móveis.
Desse ponto ,podemos levantar a seguinte questão: Usar dispositivos móveis tira a atenção da audiência do programa de TV?
O estudo realizado pela CTAM, descobriu que muito pelo contrário, isso tem aumentado ainda mais o envolvimento dos consumidores com a programação.
Dai começam a surgir novos aplicativos chamados de : "Sync-to-TV" apps . A sincronização para TV refere-se a um aplicativo desenvolvido para a segunda tela (neste caso um tablet ou iPad 2) que reconhece um programa transmitido através de um aparelho de TV e lança módulos interativos na segunda tela correspondente com a programação.
Os consumidores relatam que a experiência de sincronização para TV torna-os mais propensos a prestar maior atenção ao programa, aumentando assim o seu envolvimento com o conteúdo ou com a publicidade, o que os mantem sintonizados por mais tempo no mesmo canal.
A idéia de sincronismo entre a programação é a segunda tela ,faz toda a diferença para o telespectador, pois o mesmo não precisa ir a um determinado site ou buscar por conteúdo extra, esse conteúdo praticamente “cai no seu colo” , transformando a experiência de ver televisão em uma atividade ainda mais envolvente.
Voltando um pouco ao assunto de segunda tela, muitos dirão que isso não implica que o conteúdo consumido pelos usuários sempre estará relacionado entre as telas (por exemplo, um membro da família pode estar usando o Facebook ou o Twitter para fins completamente alheios ao programa da TV). Porém,pensar nesses termos é talvez, limitar a real extensão que o advento da segunda tela pode trazer para o panorama Broadcaster , e com isso perder o quadro muito mais amplo em torno das oportunidades que se abrem de mídia social ( ou da chamada Social Tv), criando experiências mais uniformes de mídia conectada, e como estes fluxos podem se expandir para alem dos limites do sofa dos telespectadores.
Dessa forma podemos pensar na “segunda tela”como um dispositivo muito mais capaz de encontrar e gerenciar mídias de conteúdo do que é a TV, devido a alguns fatores como:
È portátil, é customizavel, e o mais importante de todos é fácil de usar.
A tabela abaixo ilustra onde os usuários de Vídeo Apps mais utilizam seus dispositivos.
O numero de entrevistados foi da ordem de 1460, estudo realizado pela CTAM entre 17 a 19 de Maio de 2011.
Usuários
de vídeo App Em ...
|
||||
Smart-phones
|
iPod
Touch
|
Tablets
|
||
Em
casa
|
74%
|
76%
|
78%
|
|
Em
um carro
|
55%
|
50%
|
31%
|
|
Outros
locais fechados
|
48%
|
41%
|
37%
|
|
Locais
ao ar livre
|
47%
|
36%
|
35%
|
|
Enquanto
espera na fila
|
47%
|
35%
|
19%
|
|
Em
restaurantes / cafés
|
41%
|
41%
|
28%
|
|
No
escritório
|
41%
|
31%
|
35%
|
|
Em
shopping centers
|
34%
|
29%
|
20%
|
|
transportes
públicos.(Locomoção)
|
31%
|
28%
|
21%
|
|
Na
escola
|
20%
|
30%
|
20%
|
|
Em
um avião
|
18%
|
23%
|
27%
|
|
Fonte:
CTAM 2011
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