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quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O Advento Segunda Tela:Como a tecnologia tem alterado o paradigma do “Telespectador” e trás a tona o nascimento de um novo conceito: “O Tele participante ”.

Segunda Tela é o nome ao qual as emissoras tem dado ao habito dos “telespectadores” de navegarem na Internet utilizando Tablets , smartphones ou até mesmo notebooks enquanto assistem televisão.
Uma recente pesquisa conduzida pela consultoria Nielsen e encomendada pela Cable & Telecommunications Association de Marketing (CTAM), apresentou importantes dados a respeito disso.
A pesquisa revela insights valiosos sobre como as pessoas estão usando aplicativos de vídeo, e como eles complementam seu comportamento de assistir tv. Os resultados são animadores, incluindo a descoberta de que os consumidores estão abertos para anúncios em aplicativos em troca de conteúdo grátis ou um menor
custo do serviço e mostran-se, ainda mais receptivos para anúncios em aplicativos para tablets,desde que os mesmos sejam grátis.
Segundo a pesquisa, cerca de 85 por cento dos usuários de tablets dizem que estão vendo a mesma quantia ou mais da programação da Tv desde que começaram a usar apps de vídeo. Na verdade, para muitos, tem aumentado o número de espectadores de TV . Quase metade, 46 por cento, dos usuários de apps de vídeo , dizem estar mais envolvidos com os programas ou redes associadas com as aplicações de vídeo depois de acessá-los. E 35 por cento dos entrevistados para o relatório, dizem que usam seus dispositivos para visitar o website enquanto estão navegando com seus tablets ou dispositivos móveis.
Desse ponto ,podemos levantar a seguinte questão: Usar dispositivos móveis tira a atenção da audiência do programa de TV?
O estudo realizado pela CTAM, descobriu que muito pelo contrário, isso tem aumentado ainda mais o envolvimento dos consumidores com a programação.
Dai começam a surgir novos aplicativos chamados de : "Sync-to-TV" apps . A sincronização para TV refere-se a um aplicativo desenvolvido para a segunda tela (neste caso um tablet ou iPad 2) que reconhece um programa transmitido através de um aparelho de TV e lança módulos interativos na segunda tela correspondente com a programação.

Os consumidores relatam que a experiência de sincronização para TV torna-os mais propensos a prestar maior atenção ao programa, aumentando assim o seu envolvimento com o conteúdo ou com a publicidade, o que os mantem sintonizados por mais tempo no mesmo canal.

A idéia de sincronismo entre a programação é a segunda tela ,faz toda a diferença para o telespectador, pois o mesmo não precisa ir a um determinado site ou buscar por conteúdo extra, esse conteúdo praticamente “cai no seu colo” , transformando a experiência de ver televisão em uma atividade ainda mais envolvente.

Voltando um pouco ao assunto de segunda tela, muitos dirão que isso não implica que o conteúdo consumido pelos usuários sempre estará relacionado entre as telas (por exemplo, um membro da família pode estar usando o Facebook ou o Twitter para fins completamente alheios ao programa da TV). Porém,pensar nesses termos é talvez, limitar a real extensão que o advento da segunda tela pode trazer para o panorama Broadcaster , e com isso perder o quadro muito mais amplo em torno das oportunidades que se abrem de mídia social ( ou da chamada Social Tv), criando experiências mais uniformes de mídia conectada, e como estes fluxos podem se expandir para alem dos limites do sofa dos telespectadores.
Dessa forma podemos pensar na “segunda tela”como um dispositivo muito mais capaz de encontrar e gerenciar mídias de conteúdo do que é a TV, devido a alguns fatores como:
È portátil, é customizavel, e o mais importante de todos é fácil de usar.
A tabela abaixo ilustra onde os usuários de Vídeo Apps mais utilizam seus dispositivos.
O numero de entrevistados foi da ordem de 1460, estudo realizado pela CTAM entre 17 a 19 de Maio de 2011.    


Usuários de vídeo App Em ...



Smart-phones
iPod Touch
Tablets
Em casa
74%
76%
78%
Em um carro
55%
50%
31%
Outros locais fechados
48%
41%
37%
Locais ao ar livre
47%
36%
35%
Enquanto espera na fila
47%
35%
19%
Em restaurantes / cafés
41%
41%
28%
No escritório
41%
31%
35%
Em shopping centers
34%
29%
20%
transportes públicos.(Locomoção)
31%
28%
21%
Na escola
20%
30%
20%
Em um avião
18%
23%
27%




Fonte: CTAM 2011



No proximo post, discutiremos mais sobre a evolução do Advento Segunda Tela...

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