Pesquisar este blog

Translate This Post

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O Advento Segunda Tela: O Teleparticipante! ( Parte II )


O Advento Segunda Tela e o sincronismo de mídias, tem despertado o interesse de muitos provedores de conteúdo.
Um exemplo disso foi dado pela canal Fox, que lançou um aplicativo que sincroniza TVe tablets (no caso, o IPad2). O aplicativo foi desenvolvido para ser utilizado enquanto se assiste à série Bones.a ideia é que o conteúdo do iPad seja sincronizado com o que é exibido na TV em “tempo real”, e exiba informações adicionais, que complementem o seriado.
Durante o programa, é possível ainda conversar com outras pessoas que estão assistindo ao seriado, checar a biografia dos personagens e ler pistas que ajudam a desvendar os casos da série.

Ao ver aplicativos desse tipo é impossível não pensar que finalmente o paradigma do telespectador esta sendo quebrado.
Uma das principais características da TV Digital Interativa são as possibildades de interação com os quais os telespectador se depara,e geram uma quebra do fluxo continuo da programação de TV. Essa quebra de fluxo continuo esta mais próxima da linguagem multimidia do que própriamente da forma de se ver TV, pois ela insere elementos de hipertexto,com links e associações. Isso muda substancialmente a forma como o telespectador esta acostumado a se relacionar com a TV,e gera nele a necessidade de “aprender” um nova forma de assistir TV.Com isso a TVDigital Interativa gera uma mudança cultural que vai muito alem da mudança tecnológica. Trazendo a tona, novos modos de pensar, agir e sentir, para dentro da experiência de assistir TV. Neste sentido ao modificarmos a cultura do telespectador (em função também da nova linguagem de produção do conteúdo áudio visual), também estaremos gerando mundanças na maneira de como as pessoas adquirem conhecimento e na forma como entendem o mundo a sua volta. Estaremos por fim, vendo o nascimento de um novo conceito. O conceito do Teleparticipante.
Até hoje o conceito de telespectador é o de um sujeito passivo diante da programação. Através dos recursos interativos,da segunda tela , da possibilidade de personalização da grade de programação , de gerar conteúdo etc, nasce o Teleparticipante,este é o novo conceito de publico que passaremos a lidar.

E quem é o Teleparticipante ?
O Teleparticipante, não precisa ser um heavy user em informática, ou coisa do gênero. Ele é o telespectador trazido para dentro da TVDigital ,convidado por interfaces gráficas amigáveis e aplicativos mnemônicos e auto-explicativos que abrem toda uma gama de facilidades ainda não experimentadas.
O Teleparticipante poderá manipular informações ao longo da exibição do programa( ou responder a estímulos do apresentador de um programa de auditório,ou enviar questões para um talk show). 
As opções de interação aparecem na tela por meio de “icones”,em seus dispositivos móveis, que podem ser acionados sem a necessidade do controle remoto. Os botões abrem as camadas interativas e permitem a navegação dentro dessas camadas.
Para isso, os recursos interativos devem ser tão inteligentes e amigáveis o quanto possível para atrair novos clientes e fidelisar os que estão na base. A simples bandeira de interatividade, ou da segunda tela, sem um real propósito, e mais ainda, sem uma bom modelo de negócio atrelado a ela, não resultara em receita instantânea mas sim na fuga dela.

O uso racional e criativo da interatividade é que tornará o diferencial estratégico entre as empresas ; mostrando que a união entre usabilidade e interface gráficas amigáveis começam muito antes do usuário apertar o botão “Power” de sua TV ou Tablet.

É importante lançarmos um olhar agora para o universo da publicidade e vermos que até agora no mundo inteiro (apesar de diversas tentativas) não há realmente um só anuncio de TV Interativa que seja atraente o suficiente para convencer os anunciantes, analistas financeiros e claro os próprios consumidores de perder seu “precioso tempo” pressionando ícones para ver mais detalhes de um produto.
Isso porque, o consumidor sempre estará mais apto a desfrutar de sua programação sem interrupções em sua “primeira tela”, e respondera as chamadas de “segunda tela” que lhe pareçam mais sensatas.
Se seguirmos este pressuposto, então veremos que o futuro da publicidade interativa deve estar de alguma maneira atrelado aos anúncios que utilizan-se dos artifícios de sincronização com os dispositivos de segunda tela. A grande sacada aqui é fazer com que o anuncio se conecte com o consumidor através dos dispositivos móveis, enquanto esse esta sendo veiculado na primeira tela.
Imagine um anuncio de carro que inicialize um app em um tablet, quando este estiver sendo veiculado na primeira tela. E esse app, lhe traga informações extras sobre o produto anunciado.
Esse é um tipo de conexão que não é facil de se conseguir, pois devemos reconhecer que de fato o interesse dos consumidores em tornarem-se ativos e envolver-se com os comerciais é baixo. Mesmo porque a hora do
comercial” é um momento de grande distração, onde as pessoas aproveitam para ir ao banheiro, para levantar e tomar um café, ou mesmo para iniciar uma conversa na sala. Mas acredita-se que com a proliferação dos dispositivos de segunda tela, as probabilidades de engajamento do publico alvo com seu produto aumentara consideravelmente, se os dispositivos estiverem sincronizados. Mais do que nunca a máxima de conhecer o comportamento do consumidor será uma verdade, pois transformara desafios (distração) em oportunidades.
Quando os anunciantes forem capazes de considerar os tipos de distração que estão levando seus usuários para longe do campo de visão da Tv, descobrirão que os mesmos dispositivos responsáveis por essa distração, são na verdade o veiculo que lhes trará toda a atenção de volta, através do sincronismo de midias tornando-os em um veiculo de publicidade ainda melhor.
A sincronização entre dispositivos moveis ( segunda tela) e a Tv ,permitira a publicidade uma variedade de novas direções. Direções essas , que hoje ainda não sabemos quais são , pois tanto desenvolvedores quanto usuários estão engatinhando nesse novo universo de oportunidades, mas não se enganem é preciso que todos estejam preparados para o Advento da Segunda Tela e de seu melhor usuário: o Teleparticipante!

Bibliografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.