Pesquisar este blog

Translate This Post

domingo, 29 de janeiro de 2012

Botão Curtir pode coletar informações de usuários !!


Botões de compartilhamento incorporados em sites, como o Curtir do Facebook, o botão do Twitter e do Google Buzz, podem registrar a navegação dos usuários mesmo quando eles não fazem uso deles.De acordo com reportagem publicada pelo The Wall Street Journal, os botões registram as visitas do usuário a fim de utilizá-las para fins publicitários.Segundo o jornal, caso o usuário tenha se logado em uma das redes sociais no último mês, os serviços são capazes de coletar cookies e logs, que registram a navegação, armazenados no computador do usuário. A coleta só pararia com a realização do logout completo dos sites.  A reportagem se baseou em um estudo feito pelo ex-engenheiro do Google, Brian Kennish. Em sua pesquisa, Kennish investigou os 1 000 sites mais populares da rede. De acordo com o estudo, o Facebook  coletou informações em 331 deles; o Google, em 250; enquanto o Twitter o fez em cerca de 200.
Por sua vez, Facebook, Twitter e Google negaram que seus botões de compartilhamento recolham informações dos usuários.Porém, o Facebook reconhece que utiliza informações do usuário quando ele clica no botão Curtir para fins publicitários.Ainda de acordo com o jornal, a rede social deleta as informações capturadas por meio do botão após 90 dias. O Google faria o mesmo duas semanas após o registro. O Twitter, por sua vez, afirma que não faz uso das informações e as apaga logo na sequência, em caso de ativação do botão.
O botão Curtir é usado por 33% dos 1 000 sites mais visitados globalmente, enquanto o botão do Twitter e do Google aparecem em 25% e 20% deles, respectivamente. ( fonte : Info Exame)
Para os mais atentos  e que leram meu post anterior sobre Audiencia da TV digital , existe algo de comum entre essas duas matérias, o Jornalista ( e meu amigo Valdecir Becker) , deseja fazer uso das informações do "cadastro" dos usuários da TV digital para "avisar" aos anunciantes qual o perfil do consumidor que assiste cada canal, isso abre ao meu ver uma discussão sobre privacidade , a mesma privacidade que queremos ter na Internet e que nos faz olhar torto quando um site usa dados do nosso perfil no Facebook para incluir anúncios, deve suscitar a mesma preocupação para a audiência de TV. Não discuto a ideia ela é original e inteligente, mas não estou certo se é legal .

2 comentários:

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.