Pesquisar este blog

Translate This Post

sábado, 17 de agosto de 2013

Congresso SET 2013: O maior fórum tecnológico do País

SET2013


Programado para acontecer entre os dias 19 e 22 de agosto, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, o Congresso SET 2013 chega para o mercado de broadcast em um momento essencial na difusão de informação. O evento acontece em espaço dedicado no centro de exposições, com quatro salas reservadas onde acontecem os painéis em quatro diferentes horários: das 9h às 11h; das 11h30 às 13h30; das 15h às 17h; das 17h30 às 19h30.

Com um cenário cheio de novidades, sobre tudo no que diz respeito à tecnologia e política, o último ano foi marcado por muitas discussões ferrenhas dentro do mercado: Transferência da banda dos 700 mHZ para telefonia móvel, legislação de Loudness e novas regras para incentivo da produção nacional são só alguns deles.

É exatamente por isso que esta edição do Congresso SET vem a ser tão emblemática para todos os que pretendem participar dos painéis do evento. “Sem sombra de dúvida este é um momento em que a SET precisa cada vez mais transmitir informação e conhecimento para o mercado”, afirma Olímpio José Franco, presidente da entidade.

Para atingir tal meta, o Congresso traz ao todo 45 painéis com até 7 palestrantes cada. São mais de 90 horas de palestras sobre os mais variados temas concernentes à tecnologia de radiodifusão, produção audiovisual e geração e transmissão de conteúdo através de diferentes meios, seja em mídia tradicional ou seguindo novas tendências como OTT, VOD e IPTV.

Além das palestras, acontecem ainda, durante o Congresso, uma porção de paneis de destaque, como por exemplo o “Encontro do ISDB Internacional”, moderado por Olímpio José Franco, presidente da SET. O grupo pretende cobrir os principais casos de implantações do padrão ISDBT conhecidos nos últimos anos por redes de emissoras e evoluções acontecidas em alguns países. “Queremos destacar as evoluções dos trabalhos de harmonizações de normas do ISDBT Internacional para Hardware, Middleware e norma para EWBS. Pretende-se também abordar o futuro da TV Digital e o cenário de dificuldades de espectro que se mostra em futuro não tão distante”, afirma o moderador.

Já no segundo dia, o destaque fica por conta da cerimônia de abertura do Congresso, coordenado pelo Presidente da SET, mas que contará também com a presença de Gordon H. Smoth, presidente e CEO da NAB.
Durante o evento, o ex-senador americano apresentará um Keynote onde vai partilhar esforços da NAB através dos Estados Unidos para garantir que estações de rádio e televisão completem suas missões de preservar valores críticos que são o fundamento dos ideais da democracia. Ele também abordará como avançar com a tecnologia de broadcast e promover os interesses das estações nas questões políticas como leilões de espectro, e o suporte às estações com o compromisso de ser seus olhos e ouvidos.

Ainda neste mesmo dia, haverá um painel dedicado à explicações do cronograma e tecnologia relativos ao desligamento final da TV analógica. “A TV Digital é uma realidade para o Brasil. Definimos um padrão que figura entre os melhores do mundo, sendo inclusive adotado pela grande maioria dos países na América Latina. Agora temos o desafio de implementar toda a malha de distribuição de sinal digital no país e seus serviços complementares (SARC e Ancilares). Trata-se de uma mobilização dos radiodifusores, indústria, entidades de classe e órgãos reguladores. Vislumbra-se a antecipação do switch off para 2015 em diversos municípios, incluindo as capitais e cidades interioranas. O cenário é desafiador, com um horizonte curto, onde grandes investimentos e readequação de infraestrutura serão necessários. O telespectador precisará ser informado e adquirir novos receptores. Como orquestrar toda essa rápida migração?”, questiona o moderador Ivan Miranda, da SET e RPC.

A quarta-feira ganha destaque com o painel da FoB TV (Future of Broadcast Television), moderado por Liliana Nakonechyj. A iniciativa foi criada em abril de 2012 pelas principais organizações mundiais de TV, visando estabelecer para próxima a geração um sistema de transmissão de televisão unificado. O Comitê Técnico do FoB TV formou dois grupos de trabalho para delinear os objetivos do fórum: “Para estabelecer requisitos comuns para um novo padrão de transmissão terrestre, aplicável a dispositivos móveis e compatível com conectividade internet, Ultra HDTV e novos sistemas de codificação como HEVC”.

No último dia, o destaque deve ficar por conta da sessão de André Barbosa, da EBC, que modera um painel sobre a TV Digital como instrumento de inclusão social. A mesa, vai discutir os maiores especialistas do país, o mundo da interatividade na TV, seu desenvolvimento, questões a solucionar e possibilidades de aplicações de vídeos interativos nos países que já adotaram o standard ISDB-Tb a partir dos conhecimentos adquiridos no projeto homônimo realizado em João Pessoa na Paraíba com cem domicílios cujos moradores estão inscritos do programa Bolsa Família. 

Fonte> SET 

3 comentários:

  1. Um momento importante para a Televisão Brasileira e para democratização da informação e educação com iniciativas voltadas a inclusão social.

    ResponderExcluir
  2. Um momento importante para a Televisão Brasileira e para democratização da informação e educação com iniciativas voltadas a inclusão social.

    ResponderExcluir
  3. Tb para a Tv dos vizinhos latinos que adotaram o ISDB Tb

    ResponderExcluir

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.