Pesquisar este blog

Translate This Post

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

SET 2013 Tras debate sobre Broadband TV x Broadcast TV

Realizado no período da manhã, durante o congresso SET 2013, o painel OTTs e TVs conectadas: harmonização de conteúdo. 
Broadcast x Broadband debateu os desafios e potencialidades de integração dos dois sistemas de entrega de conteúdo. Foram apresentadas as experiências em HbbTV, sistema híbrido de televisão desenvolvido na Alemanha e o Hybridcast em desenvolvimento pela NHK. Além destes cases, o painel contou com a participação de Agnaldo Boquimpani, consultor DTV, apresentou dados sobre o consumo dos dois sistemas por uma parcela significativa da audiência que já está fazendo uso tanto do sistema broadcast quanto Broadband e ao mesmo tempo. Ou seja, para Boquimpani, a simultaneidade e harmonização já aconteceu por parte do consumidor. Falta, agora, a indústria se adaptar a este novo comportamento.

Christoph Dosh, da IRT, apresentou os padrões da hbbtv e suas funcionalidades utilizando o html 5. Afirmou que ainda não existe uma ligação entre o Broadband e o broadcast nas telas das novas TVs conectadas, mas que esse é o futuro da televisão. O hbbtv já está sendo utilizado por vários países da Europa, tais como: frança, suíça, Áustria, Alemanha, polônia e Holanda. Outros países como, o reino unido, Portugal e Rússia, estão fazendo testes e países como Austrália, Japão, china e países do continente africano estão interessados em conhecer o sistema. Até dezembro de 2012 havia 1.4 milhões de dispositivos no mercado capaz de receber a hbbtv e 59% destes dispositivos estavam conectados na internet. Para 2013, espera-se fechar o ano com 12 milhões de aparelhos aptos para a hbbtv e que destes, 8,5 milhões estejam conectados na internet.

Por fim, Masaru Takechi, apresentou a experiência da NHK na utilização do Hybridcast, que também faz a integração dos sistemas Broadband e broadcast usando o html 5. Takechi apresentou experiências interessantes que o sistema permite em segunda tela ou conteúdo interativo e on demand via o sistema Broadband, totalmente integrado ao conteúdo broadcast. A NHK sempre considerou que esse sistema hibrido era mais do que simplesmente um tocador de conteúdo, assim a emissora entende o sistema hibrido como uma prestação de serviços integrados ao broadcast. Com isso, vários modelos de negócios podem ser constituídos para monetizar os aplicativos. O lançamento da versão hibrida vai ocorrer em 02 de setembro deste ano, e esse serviço teste poderá ser acompanhado pelos receptores já disponíveis no mercado.

fonte : SET day by bay
foto reportagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.