Pesquisar este blog

Translate This Post

domingo, 27 de outubro de 2013

Primeira transmissão 4K ao vivo da Historia é realizada no IBC 2013


No dia 15 de setembro de 2013 se realizou a primeira transmissão ao vivo via satélite em 4K de um evento esportivo no mundo. Assim, a transmissão internacional ao vivo em Ultra Alta Definição pode ser vista nos estandes das marcas que pemitiram a realização do evento inédito.

A primeira transmissão de um evento esportivo ao vivo em 4K foi possível pela parceria da BTC (Broadcast Technology Solutions), a Ericson, a Newtec, a Sony e a Intelsat. O jogo da primeira liga inglesa
de rugby – Saracens vs Gloucester Aviva – produzido em Londres foi assim transmitido em direto para os estandes das marcas no IBC 2013 e contou com muitos espectadores ansiosos por ser parte da história.
A primeira cobertura ao vivo via satélite contou com o caminhão de externa 4K da BTC onde foram levadas 3 câmeras Sony F55 como as utilizadas nos testes da Copa das Confederações 2013 no Estádio do Mineirão. Para isso, o BT TV Outside Broadcast (Unidade Móvel de Ultra Alta Definição – UMUHDTV) contou com 2 circuitos de acceso, dois Core Connections para BT Tower e uma monitorização de BT TVOB. Andy Weston, diretor de produtos de satélite e redes de mídia globais da BT, em entrevista  a Revista da SET, disse que “a transmissão foi um êxito. Foi uma prova clara e contundente de que é possível realizar produções ao vivo em 4K”, por isso, “acredito que no Mundial do Brasil, faremos jogos em 4K com nossa parceria com a Sony”. Na captação foram utilizadas, como referido 3 câmeras Sony F55, com gravação em formato Super 35mm, com uma resolução nativa de 4096 x 2160 (11,6 milhões de pixels, 8.9 milhões efectivos). No teste, foi utilizado o codec XAVC 4K (QFHD) 4:2:2, com um bit rate até 30 fps de 300 Mbps, e compressão MPEG-4 AVC/H.264 e um mixer 4K da Sony, o MVS-8000X Vision Mixer. Os encoders foram os AVP2000 Contribution Encoder da Ericson que emitiram por streaming quatro sinais HD SDI 1080p59.94 TS (3Gb/s each, SDI) 4:2:2, a uma resolução de 10-bits em 3G –SDI. Assim, desde o caminhão foi distribuído um streaming UHDTV IP ASI MPTS, 4Kp59.94 TS a 100 Mbs que foi enviado através de fibra óptica para um modulador Newtec, M6100 Broadcast Satellite, que segundo Kerstin Roost, diretora de relações públicas da Newtec, é hoje “a tecnologia mais avançada para transmitir conteúdos esportivos premiums em 4K de forma confiável, variando desde conteúdos de baixo bit-rate  até taxas muito elevadas como as necessárias para emitir em UHDTV”. A transmissão foi realizada em MPEG-4 com compressão AVC. O sinal saiu da UMUHTV por fibra óptica e foi enviado pela rede terrestre IntelsatOne desde Londres para o teleporto da Intelsat na Alemanha, onde foi realizado um up-link ao satélite Intelsat 1 W , onde foi enviado por DTH com equipamentos da Newtec . O resultado, foi visto no IBC uma sinal 4:2:2, com 10-bit, ou seja, um sinal UHDTV 4K a 60 quadros por segundo. “A tecnologia 4k UHD é o próximo passo na evolução da transmissão de televisão, assim como a Intelsat tornou rápida a transição de SD para HD, agora está pronta para realizar a transição integral para o novo formato”, disse Peter Ostapiuk, vice-presidente de produtos para a mídia da Intelsat. Estevão Ghizoni, gerente de vendas da Intelsat para América do Sul e Caribe disse à Revista da SET que o satélite Intelsat 1W está posicionado para oferecer conteúdos em 4K. “Os conteúdos em 4K são uma oportunidade nova que aparece e a Intelsat quer estar junto dos seus clientes para dar serviço e qualidade”.
Para Ghizoni, é importante que os operadores de DTH entendam que “ se podem diferenciar no mercado
se fornecem serviços em 4K. Por isso estamos apostando na tecnologia. Para gerar diferença de qualidade, e por isso, queremos que esta tecnologia chegue a casa das pessoas”. O responsável da Intelsat afirma que a implantação desta tecnologia é um processo lento. “À medida que a tecnologia se aperfeiçoa, novos elementos na rede de transmissão se tornarão disponíveis. A Intelsat continua seus esforços para assegurar a
transmissão de ponta a ponta dos conteúdos dos operadores até a residências dos assinantes”. A alimentação do vídeo em 100 Mbps foi codificada e decodificada em tempo real pela Ericsson, utilizando codificadores AVP 2000 e receptores RX 8200. Antes do sinal chegar aos decodificadores da Ericson, passaram pelos Newtec Demod AZ910. A Newtec forneceu os equipamentos de modulação, com tecnologia Clean Channel que tem, segundo os responsaveis da empresa, um rendimento até 15% melhor em comparação com o padrão DVB-S2 - preservando a interoperabilidade com os receptores profissionais (IRD). Para quem teve a oportunidade de observar a transmissão nos diferentes estandes do IBC, a qualidade é realmente incomparável. Basta saber,se haverá emissoras ou produtoras a captar e emitir nesta qualidade de vídeo, que sem dúvidas, é fantastica.

Fonte: Revista da Set  (Artigo de Fernando Moura )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.