Para os que não estão familiarizados com a denominação: “ Ultra High Definition Television” (UHDTV), ele é composto por dois formatos de vídeo, 4k e 8k.
O 4k ao contrário do que se possa pensar, não é 4 vezes melhor que o HDTV (embora tenha 4 vezes mais pixels ). O 4K possui 3840 pixels na horizontal, o que corresponde a duas vezes o numero de pixels do HDTV (1920) e tem 2160 pixels na vertical, o que novamente corresponde a duas vezes o numero de pixels do HDTV (1080). Então o 4K tem duas vezes mais definição que o HDTV (também chamado de 2K)
A Hispasat, operadora de TV por satélite na Espanha,
anunciou um inédito projeto de canal com programação 100% 4K, a ser lançado em
outubro para vários países da América Latina, inclusive o Brasil. Desde
setembro do ano passado, a empresa mantém no ar um canal desse tipo, via
satélite, que cobre a maior parte da Europa. Em abril, lançou serviço
semelhante nos EUA. Proprietária do satélite Amazonas 4A,
a Hispasat está oferecendo a empresas do setor em todo o continente a
oportunidade de usar esse equipamento para transmitir conteúdos em resolução
Ultra-HD.
"Queremos estimular as operadoras latinoamericanas a investir
nessa tecnologia, pois temos certeza de que será muito bem recebida pelo
público", comentou Elena Pisonera, presidente da Hispasat, durante o
Congresso Latinoamericano de Satélites, realizado na semana passada no Rio de
Janeiro.
"Estamos oferecendo um canal do satélite sem custo para as emissoras
e produtoras que tiverem condições de sustentar uma programação em 4K",
disse ela. Segundo a executiva, a Hispasat teve "enorme sucesso" com
as transmissões em 4K da Copa do Mundo, tanto para a América Latina quanto para
a Europa.
"O 4K oferece uma experiência visual completamente diferente, e
queremos facilitar sua popularização. Esse com certeza será um grande mercado
nos próximos anos". A empresa espanhola acredita que, abrindo os canais
atualmente vagos em seu satélite, pode conquistar mais cliente entre as
operadoras de TV por assinatura na modalidade DTH, que é a que mais cresce
atualmente. No Brasil, Sky, ClaroTV e OiTV são as principais empresas desse
segmento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.