Pesquisar este blog

Translate This Post

quarta-feira, 3 de junho de 2015

IPv.6: Indústria pressiona e Anatel adia prazo para equipamentos móveis

A Anatel alterou para 1º de janeiro de 2016, a data de compulsoriedade dos requisitos técnicos para avaliação do suporte ao protocolo IPv6 nos produtos para telecomunicações com interface para as redes móveis. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União do dia 01 de junho. 

A prorrogação atende pleito da Associação Brasileira da Indústria Elétrica Eletrônica (Abinee) que defende que o prazo maior se faz necessário para a discussão dos requisitos técnicos envolvidos em testes funcionais, que exigiriam a definição de parâmetros objetivos a serem implementados nos laboratórios de forma equânime.

A entidade salienta que estes testes carecem de melhor descrição de como devem ser realizados no atual cenário de implementação do IPv6 nas operadoras nacionais, sendo necessária uma discussão técnica entre laboratórios, OCDs, fabricantes e ANATEL. Como forma de melhor definir os requisitos, a Abinee propôs a criação de grupo de trabalho que inicie suas atividades de imediato e conclusão no início de outubro de 2015.
De acordo com dados da Anatel, a partir do segundo semestre, as operadoras estarão prontas para oferecer IPv6 nativo aos novos usuários – pelo menos nas principais cidades do país. Os atuais vão gradativamente tendo modems e roteadores trocados por equipamentos configurados para IPv6. Desde janeiro a Anatel só certifica cable modems que tenham IPv6.
Para este mês, a agêncai reguladora prevê que o mesmo acontecerá com os smartphones. A previsão é de que a partir de 2016 também modems ADSL só sejam certificados com IPv6. A migração completa para o novo protocolo da Internet deverá ser concluído em até cinco anos.
Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=39787&sid=4
Ana Paula Lobo* ... 03/06/2015 ... Convergência Digital   *Com informações da Abinee

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.