Pesquisar este blog

Translate This Post

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CONHEÇA O SUCESSOR DO H264 >>- HEVC H265


H.265 codec esperado para estimular a adoção de UHDTV
Sony de 84 polegadas UHDTV













A União Internacional de Telecomunicações,(UIT)
aprovou oficialmente o HEVC , também conhecido como H.265 ou vídeo de alta eficiência de codificação. O novo padrão é o sucessor do H.264/MPEG-4/AVC e espera-se aumentar a adoção de TVs Ultra High Definition ,(8K) como também espera-se que aumentem a disponibilidade de alta resolução de vídeo em dispositivos móveis. Porque o novo codec  usa apenas a metade taxa de bits de vídeo MPEG-4. A UIT diz que o novo codec ira consideravelmente aliviar a carga nas redes mundiais, onde, segundo algumas estimativas, o trafego de  vídeo corresponde a metade do consumo de largura de banda. Apesar de grande parte do mundo ainda estar usando o padrão MPEG-2 devido ao legado dos equipamentos de recepção ( set top box),e do MPEG-4, que ja está disponível  a mais de uma década,e é atualmente responsável por mais de 80 por cento de todos os vídeos da web. O ITU-T H.264 / MPEG-4 AVC é implantado em produtos e serviços de empresas como Adobe, Apple, BBC, BT, France Telecom, Intel, Microsoft, Motorola, Nokia, Polycom, Samsung, Sony, Tandberg, Toshiba entre outras para entregar imagens de vídeo de alta definição para  televisão  digital aberta, TV a cabo, uma variedade de transmissão direta de serviços de televisão via satélite, formatos Blu-ray Disc, telefones celulares, ferramentas de videoconferência, mídia de armazenamento digital e Internet Protocol Television (IPTV). O MPEG4 continua a ser o mais utilizado padrão de compressão de vídeo mundial. Porém a indústrias de eletrônicos de consumo tem voltado seus olhos para a adoção  desse novo padrão de compressão de vídeo e ao longo dos últimos 12 meses isso tem se intensificado, principalmente após  maio do ano passado, quando a UIT emitiu recomendações sobre o novo padrão e, em outubro, a Consumer Electronics Association passou a adotar  o nome de UHDTV , TVs de Ultra Alta Definição (nome que define os displays com 8 milhões de pixels) e essa primeira geração de UHDTVs  tem batido recordes de vendas  no varejo dos EUA. Sem falar que o  UHDTV foi a estrela maior da International CES  2013 em Las Vegas no início deste mês ,e agora a aprovação da norma HEVC é um passo vital no aumento da disponibilidade de conteúdo UHD para todos os  consumidores.

UHDTV vem em diversos sabores: O 4K que  atualiza a resolução HDTV atual, para cerca de 8 milhões de pixels, enquanto 8K quadruplica o número para 32-33000000 e é esperado para ser usado em aplicações high-end de cinema digital (e possivelmente nas casas dos consumidores, dependendo da disponibilidade de conteúdo). A emissora NHK do Japão, é uma  pioneira no desenvolvimento desse padrão,e fara demonstrações de 8K na próxima NAB Show, em abril. 
Embora o conteúdo de baixa resolução (como 1080p, por exemplo) possa ser mostrado em UHDTV com resultados satisfatórios, o  HEVC permitira a utilização  plena das resoluções em 4K e superior.
ITU-T deu aprovação do padrão conhecido formalmente como Recomendação ITU-T H.265 ou ISO / IEC 23008-2. O novo codec é o resultado  da colaboração entre o Grupo de especialistas de Vídeo Coding (VCEG) e ISO / IEC Moving Picture Experts Group (MPEG). 
Em nota Hamadoun I. Touré, secretário-geral, da UIT disse: "A indústria continua a olhar para UIT e os seus parceiros como a referência global para compressão de vídeo, e não tenho dúvida de que esse novo padrão vai ser tão eficaz como o seu antecessor em permitir a próxima onda de inovação nesta indústria em ritmo acelerado." 
Empresas incluindo ATEME, Broadcom, Cyberlink, Ericsson, HHI Fraunhofer, a Mitsubishi ea NHK  já apresentaram implementações de HEVC. O novo padrão inclui um perfil de 'Main' que suporta vídeo de 8 bits 4:2:0, um "10 Main ' perfil com 10-bit de apoio, e um perfil ‘Main Still Picture".
Mas os trabalhos continuam em uma série de extensões do HEVC, para dar suporte a videos de 12bit, bem como suporte aos formatos de croma 4:2:2 e 4:4:4 /Outro elemento importante deste trabalho será a progressão da HEVC para codificação de vídeo escalável e desenvolvimento para suporte a 3D .

fonte: http://www.tvtechnology.com/news

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.