Pesquisar este blog

Translate This Post

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Corte da faixa de MMDS, obrigara operadoras a digitalizar seus serviços

A proposta apresentada pela Anatel na Consulta Pública 31 prevê que 140 MHz dos 190 MHz da faixa de 2,5 GHz sejam gradativamente, transferidos para o SMP, deixando as operadoras de MMDS com 50 MHz. 
O lado perdedor dessa proposta sustenta que a redução de espectro tornará inviável a atividade do setor no país, exatamente pela impossibilidade de oferta de triple play.
Outra necessidade eminente para as operadoras de MMDS, será a digitalização de seu LineUP, para digamos assim, fazer caber sua grade de programação dentro de um espectro tão reduzido (50Mhz).
Visto por esse angulo, surge uma grande oportunidade para as operadoras de MMDS ,que com a digitalização de sua grade, podem ofertar além de imagem em alta definição (HD), também serviços de Internet Banda Larga. 
O grande desafio (além dos investimentos) é fazer caber tudo isso em uma faixa tão pequena de espectro. Para isso o uso de tecnologias como Encoders H264, Mux e Moduladores digitais são questões a serem estudadas pelos engenheiros e técnicos a serviço do MMDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.