Pesquisar este blog

Translate This Post

sábado, 8 de dezembro de 2012

Rádio digital: Minicom reprova testes e adia decisão



Diante de resultados frustrantes, o Ministério das Comunicações já decidiu que não fará tão cedo uma escolha sobre o padrão de rádio digital a ser adotado no Brasil. Foi o que garantiu nesta quarta-feira, 5/12, em audiência na Câmara dos Deputados, o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica, Genildo Lins.

“O ministério realizou nos últimos três anos testes com duas tecnologias de radio digital – DRM e HDRadio – em 15 estações AM e FM. E, falo com pesar, os resultados foram ruins, especialmente no FM de alta potencia. O sinal digital cobriu 70% do que cobre o sinal analógico. Ouvintes que recebiam o sinal analógico simplesmente vão deixar de receber”, afirmou o secretário.

“Não temos como tomar uma decisão considerando essa realidade. Tem um fato que o Ministério vem amadurecendo desde que teve conhecimento dos resultados dos testes. Vamos continuar os testes e não tomar uma decisão sobre rádio digital”, completou.

Lins destacou que os testes precisam verificar as situações reais do mercado. “Não podemos tomar uma decisão com base nos testes teóricos. Precisamos ter um modelo de negócio que sustente uma tecnologia”, sustentou. Além disso, é imperativo que os equipamentos sejam nacionais.

“Para que o governo brasileiro tome uma decisão, precisamos aprimorar os testes e trabalhar tanto com a nacionalização da produção, a garantia que tanto o transmissor quanto o receptor serão fabricados no Brasil, e a análise de um sistema de negócio que sustente aquele sistema”, disse o secretário. Que concluiu: “o rádio digital é o futuro do rádio, mas esse futuro ainda não chegou”.

fonte: convergencia digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.